Cachoeira do Índio - Rio Acima
Rio Acima é uma pequena cidade próxima da capital de Belo Horizonte. Da minha casa até a Cachoeira do Índio deu aproximadamente 46km - 1h20m de viagem.
Por ser uma cidadezinha bem pequena, os moradores sabem informar com exatidão a estrada correta que leva às cachoeiras.
Ao atravessar a linha de trem, basta virar a esquerda. Você vai passar por uma igrejinha e vai seguir direto até uma estrada de terra. Fomos seguindo o GPS, então não teve erro (apesar dele meter a gente em emboscada as vezes, dessa vez deu certo).
Por alguns minutos pensamos que estivéssemos errados, tem muita subida e muita rua estreita.
Ao chegar na estrada de terra, você vai avistar uma porteira a sua direita no caminho, mais a frente tem uma estradinha à esquerda que, acredito eu, fizeram justamente para deixar o carro.
Eu e meu namorado escolhemos um dia de sábado frio para visitá-la, muitos carros passavam pela estradinha de terra, mas todos estavam indo para a Cachoeira Chica Dona, que fica mais a frente, divisa com Itabirito, então estava bem vazio. Hesitamos em deixar o carro ali, pois não tinha nenhum outro, no entanto, não tinha outro jeito.
Pegamos nossas coisas e seguimos a diante caminhando. Da estrada mesmo é possível avistar a cachoeira na serra, o que da a impressão de que ela está bem perto, mas foi uma das trilhas mais hards que eu já fiz. Aviso desde logo, não é fácil.
Não por ser uma trilha longa, mas é completamente exaustiva. Você segue reto por uns 10 minutos, mas quando entra no mato adentro, tem descidas íngremes, subidas em mini paredões, tem que atravessar rio e tudo com muitas árvores em volta. Tem várias estradinhas também, então nós erramos bastante. Pensamos até em desistir, mas fomos seguindo o instinto.
Quando você chega em um rio que não tem como atravessar mais porque não tem nada do outro lado, quer dizer que você chegou. Essa é a correnteza da cachoeira, você tem que passar pela beiradinha do rio, passando pelas pedras e por baixo de árvores.
Só fomos ver a cachoeira mesmo quando ficamos de frente pra ela.
O tamanho da sua queda eu não sei dizer, acredito que ela tenha uns 20 metros, ou mais! É extremamente grande, maior do que nas fotos que eu já tinha visto.
Ela forma um poço bem rasinho, com água cristalina e MUITO gelada!
Então nós deitamos em uma pedra grande, ficamos apreciando o momento e pensando: por que ela tem o nome de Cachoeira do Índio? e depois de muitos minutos observando, conseguimos visualizar um cacique, que na verdade parece mais o Megatron do Transformers (hahaha).
Se você observar bem querendo encontrar um índio, você vai conseguir ver os olhos, o nariz, a boca e queda d'água sendo o cabelo branco do velho cacique, ou as penas (como sua imaginação preferir).
Todo o esforço valeu a pena e o solzinho não deixou de aparecer para nos prestigiar.
Alguns
metros adiante na estrada de terra é possível conhecer a Cachoeira do
Viana, mas infelizmente não conseguimos visitá-la. Vai ficar para a
próxima!
De aconselho eu digo para não irem sozinhos, mas sim de turma. Por ser uma trilha dentro de floresta, pode ser perigoso.
Até a próxima aventura, peoples!
Comentários
Postar um comentário